

percussão corporal
curso online e assíncrono, voltado para o desenvolvimento rítmico a partir de processos ligados à percussão corporal, através de vídeos curtos e textos com orientações, para a prática individual ou coletiva.
conteúdos principais:
-
exercícios de estruturação rítmica - voltados para a percepção rítmica a partir de movimentos corporais;
-
exercícios de "descondicionamento" do corpo - desafios técnicos e criativos para ganhar independência dos movimentos;
-
exercícios de técnica de percussão corporal, baseados na metodologia desenvolvida por Fernando Barba (diretor dos Barbatuques);
-
banco de timbres - vídeos curtos que apresentam os principais timbres utilizados na percussão corporal, voltados para a constituição de um repertório sonoro e estimulo da pesquisa de outras sonoridades possíveis;
-
estudos de células rítmicas a partir de repertório da música popular brasileira - apresentação de algumas células rítmicas a partir da técnica de percussão corporal;
-
criação de padrões rítmicos com percussão corporal a partir da escuta de células e levadas do repertório da música popular;
-
propostas de jogos e atividades criativas que podem ser utilizadas com grupos, salas de aula, oficiaste tc.
REFERÊNCIAS PARA ESSE TRABALHO:
-
metodologia desenvolvida por Fernando Barba (Barbatuques);
-
Rítmica de José Eduardo Gramani;
-
método O Passo de Lucas Ciavatta;
-
metodologia desenvolvida por Keith Terry (International Body Music Festival)
EM BREVE!
Oficina de Percussão Corporal e Ritmos Brasileiros - CDMX - nov. 2019
na oficina, compartilhei os princípios do ritmo do Coco, e o coco "Rosa Roseira" da comunidade quilombola da Paraíba, Caiana dos Crioulos.
para escutar: • Caiana dos Crioulos
trata-se de um arranjo coletivo criado a partir dos elementos rítmicos do coco, um pouco da dança, de improvisação e de jogo.
Um impulso de cantar uma canção com uma levada de percussão corporal.
aqui uma ideia rascunhada para a canção Piraretã, de Tetê Espíndola e Marcelo Ricardo.
gravado em 2019, durante a gira pedagógica realizada no México.
um pouco da minha história com a percussão corporal
como tudo aconteceu
conheci o Barba em 1999, em uma oficina que ele deu junto com outros membros do Barbatuques, no Coralusp. aquela oficina mexeu com minha maneira de pensar e fazer música em muitos sentidos.
no ano seguinte, ele foi chamado a compartilhar um curso de percussão corporal, no mesmo Coralusp. participei do curso por 2 anos seguidos e incorporei muito dessas práticas em meus estudos e minhas aulas. tinha toda a técnica que ele sistematizou, mas também os jogos e a maneira especial que ele tem de conduzir um grupo diverso, oferecendo sempre desafios a todos os níveis de dificuldade. um mestre de fato.
anos se passaram, e eu mesmo distante do trabalho direto com ele, segui minha pesquisa, em aulas de canto, nos coros que regia e que cantava, e também nos grupos de práticas vocais que conduzi. até que em 2013 comecei a sistematizar essa experiência em uma pesquisa de iniciação científica. e isso me trouxe de volta às práticas com o Barba, foi quando ingressei na Orquestra do Corpo (dirigida por ele e por Stenio Mendes, outra pessoa de grande importância na minha trajetória), e voltei a participar dos grupos de estudos que o Barba conduzia, às quartas-feiras no Teatro do Querosene.
a partir daí, me vi integrante de uma comunidade que se formou ao redor da percussão corporal, não apenas no Brasil, mas no mundo. conheci o Keith Terry, outro grande pensador dessa prática e grande agregador de pessoas.
junto com Luísa Toller, dirigi o grupo vocal Vozeiral, que se consolidou como um grupo de mulheres cantantes, com arranjos à capella para voz e percussão corporal (isso desde 2016 até os dias de hoje).
somando essas experiências, fui surpreendida em 2019, no ano em que estava em gira pedagógica no México, com o desejo de grupos de educadores desse país em se aproximar dessa linguagem assim como foi sistematizada pelo Barba. nesse ano, compartilhei uma série de oficinas e grupos de estudos de percussão corporal, sempre tendo ele como referência e apoio (ainda que à distância).
em 2020, por conta da pandemia, desenvolvi um projeto chamado Percucanto, ao lado de Magda Albaracín (VEN), de aulas de percussão corporal online, referenciadas nas sonoridades latinoamericanas.
é essa a bagagem que reúno nesse curso online e assíncrono, espero que faça sentido para quem chega por aqui.
para saber mais
Entre em contato para mais informações sobre datas de lançamento do curso, estrutura, módulos e valores