

voz e criatividade
CAMINHOS E IDEIAS PARA PRÁTICAS ARTÍSTICAS E PEDAGÓGICAS MUSICAIS
CURSO FORMATIVO
sobre o curso
curso online
encontros via videochamada;
grupo de apoio a dúvidas via whastapp;
acesso vitalício às gravações e resumos das reuniões.
formativo
reflexões e práticas voltadas para processos criativos com foco na voz-corpo;
leituras, atividades práticas, espaço para partilhas e trocas de experiências entre as pessoas participantes.
e-book e extras
e-book voz e criatividade incluso, com as cartas em PDF para impressão;
acesso a materiais extras, de apoio às atividades;
acesso a mídias exclusivas relativas às atividades realizadas no curso
o que dizem por aí
O curso VOZ E CRIATIVIDADE: caminhos e ideias para práticas artísticas e pedagógicas musicais tem origem no processo de mestrado, realizado no Proemus - UNIRIO. Em 2025, recebeu da instituição o Prêmio Teses e Dissertações. Nesse formato, foi realizado duas vezes: durante o processo de mestrado, com um grupo de testagem fechado, e como percurso intensivo de quatro encontros.
Aqui, as palavras de quem realizou o curso:

"Para mim foram encontros de muita sabedoria pois busco me aprofundar em alguns processos de criação coletiva com grupos de diferentes idades. Não só as propostas são muito interessantes e me despertaram a vontade de serem experienciadas, mas Ritamaria com sua vasta experiencia e detalhadas percepções pode trocar com o grupo presente, acendendo ideias, compartilhando sugestões, expandindo as referências e tirando dúvidas."
Pedro Autran - músico, educador (BRA)

"Fue una muy linda experiencia, sobretodo por el intercambio con todas personas muy interesantes, trabajando con la música, la voz y la improvisación, en distintos territorios, con personas de diversas edades. Me quedé muy agradecida por todo el intercambio en cada encuentro."
Helena Helft - musicista, educadora (ARG)
conteúdo programático:
VOZ E CRIATIVIDADE é um curso voltado para pessoas que buscam caminhos e ideias criativas para trabalhos que envolvem a voz-corpo. No curso são abordados os principais temas referentes a processos criativos, em uma linguagem acessível a todas as pessoas, sejam especialistas em música, artistas de diversas áreas, terapeutas, educadores e curiosas em geral.
1. PREMISSAS
Conceito de pedagogias musicais abertas; histórico do conceito e relações com a prática da facilitação;
Estudos decoloniais e seus atravessamentos sobre os conceitos de música, voz-corpo, escuta e formato de trabalho;
O jogo como metodologia - para além das ferramentas, jogar é uma forma de organizar processos criativos e coletivos.
2. TRILHAS DE INVESTIGAÇÃO:
Aprofundamento dos conceitos fundentes dentro de quatro eixos temáticos que permeiam as práticas ligadas à voz-corpo e aos processos criativos:
CHEGADA - orientada pelas cartas de aquecimento, inaugura conversas sobre como iniciar um trabalho, auto-percepção, estabelecimento de contato e conexão entre as pessoas, auto-regulação
ESCUTA - orientada pelas cartas de mesmo nome, traz atividades e propostas em que a escuta é protagonista, e aborda discussão sobre o que constitui nossa escuta culturalmente e socialmente.
VOZ-CORPO - orientada pelas cartas de sonoridades, apresenta uma série de possibilidades sonoras para se explorar com a voz-corpo, desde sons de fonemas até palavras, e abre uma conversa sobre a pesquisa afetiva da voz e em como desenvolver ambientes seguros para que ela ocorra.
PROCESSOS CRIATIVOS - orientada pelas cartas de jogos, apresenta uma série de proposições para o desenvolvimento sonoro-musical do grupo, de forma lúdica e aberta.
3. COMPARTILHAR EXPERIÊNCIAS:
experimentação sobre os jogos e atividades;
possibilidades de adaptação e aplicações diversas;
troca de experiências entre as pessoas participantes, a partir do contato com as práticas e com as leituras do material
