

um pouco de história
Voz e Criatividade existe desde 2013, nascido de uma pesquisa de Iniciação Científica na ECA-USP, orientada por Susana Igayara, que investigava processos criativos no aprendizado da canção brasileira.
Da pesquisa surgiu a oficina Voz e Criatividade, apresentada pela primeira vez em 2014 no Seminário Latinoamericano de Educación Musical do FLADEM, na Costa Rica, em formato massivo para educadores musicais latino-americanos.
Desde então, o projeto percorreu uma ampla trajetória, sendo realizado em diversas cidades do Brasil e da América Latina — em instituições culturais, encontros de educação musical e projetos comunitários.
Entre 2015 e 2017, recebeu apoios do MinC e do Ibermúsicas, com circulações pedagógicas na Guatemala, El Salvador e México, além de participações em seminários e formações em países como Argentina, Colômbia, Peru e Costa Rica.
Em 2023, o projeto se tornou tema de mestrado no PROEMUS/UNIRIO, resultando no e-book Voz e Criatividade: caminhos e ideias para práticas artísticas e pedagógicas musicais, premiado em 2025 pelo Prêmio UNIRIO Teses e Dissertações.
Atualmente, o projeto desdobra-se em oficinas, cursos, consultorias e mentorias, reunindo pessoas interessadas em explorar a voz-corpo como espaço de criação, escuta e transformação.
linha do tempo
2013–2014 | Origens
📍 São Paulo, Brasil
“O desejo era compreender como o aprendizado do canto poderia passar por ações e processos criativos, e como a voz-corpo podia ser esse território de invenção.”
-
Iniciação Científica na ECA-USP, orientada por Susana Igayara: Processos de Criação Coletiva a partir da Canção Brasileira.
-
Bolsa USP e destaque no 22º SIICUSP (2014).
-
Surge a oficina Voz e Criatividade, apresentada pela primeira vez no XX Seminário Latinoamericano de Educación Musical (FLADEM), em Heredia, Costa Rica — oficina massiva para educadores latino-americanos.
2015–2019 | Expansão Latino-americana
🌎 Guatemala, El Salvador, Peru, México, Argentina, Colômbia, Costa Rica, Brasil
“Entre vozes, fronteiras e escutas, o projeto cresceu como uma rede de criação compartilhada.”
-
2015: Gira pedagógica pela Guatemala e El Salvador (edital de mobilidade do MinC).
-
2016–2018: Oficinas em projetos e instituições como SESC, Conservatório Brasileiro de Música, Casa de la Provincia de Tucumán, PUC Buenos Aires e Fladem Brasil.
-
2017: Circulação com apoio do Ibermúsicas pelo México (CDMX, Mérida, Querétaro, Puebla, Palenque).
-
Participação em encontros e seminários do FLADEM em vários países.
-
2019: Gira pedagógica autosugestionada pelo México, ao longo de 9 meses (Mérida, Palenque, San Cristobal de Las Casas, Oaxaca, Xalapa, Pachuca, Querétaro, Guadalajara, CDMX, Malinalco)
2020–2022 | Adaptação e continuidade
💻 Ambiente virtual – América Latina conectada
-
Oficinas e cursos online durante a pandemia: Voz e Criatividade — um percurso
-
Cursos de Inverno e Verão do CBM/Fladem.
-
Participação em eventos virtuais latino-americanos ligados ao FLADEM, entre outros
“Mesmo à distância, o encontro pela voz manteve o sentido do coletivo.”
2023–2025 | Pesquisa e novos desdobramentos
🎓 Rio de Janeiro – São Paulo – América Latina
“A pesquisa tornou-se caminho, o caminho virou partilha e a partilha segue em movimento.”
-
Ingresso no PROEMUS/UNIRIO (orientação de Adriana Rodrigues Didier e coorientação de Leonardo Moraes Batista).
-
Desenvolvimento do artefato de pesquisa: e-book Voz e Criatividade: caminhos e ideias para práticas artísticas e pedagógicas musicais.
-
2025: Prêmio UNIRIO Teses e Dissertações — melhor artefato do PROEMUS.
-
Criação do Curso Online Voz e Criatividade, reunindo participantes do Brasil e de outros países da América Latina.




